
14 jan DEPUTADOS AMERICANOS APROVARAM IMPEACHMENT DE TRUMP, DECISÃO VAI AO SENADO
A Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) dos EUA aprovou por maioria de votos, após duas horas de discussão, o impeachment do presidente Donald Trump. sob o argumento de que ele teria incentivado manifestantes a invadir o Capitólio na doa dia 06/01.
Todos os deputados do Partido Democrata destinaram seus 222 votos contra Trump.
Já o Partido Republicano apresentou dissidências, indicador preocupante para o destino de Trump no Senado. No entanto, a maioria absoluta votou favoravelmente aos interesses do presidente. Dentre os 211 deputados Republicanos, dez votaram a favor do impeachment. Com 232 a favor o processo de impeachment avança no Congresso dos americano.
Próximos passos
O mandato de Trump, se encerra no próximo dia 20/01 e mesmo com essa aprovação ele segue na Casa Branca. O processo de impeachment, agora, será analisado pelo Senado.
A avaliação dos analistas é de que a votação não deve ocorrer antes da posse de Joe Biden.
A troca de presidentes não interrompe o processo que deverá ser analisado pela nova composição do Senado, sendo os Republicanos perderam a maioria.
No Senado, no entanto, a aprovação do eventual impeachment requer maioria de dois terços. Portanto, para tornar Trump inelegível, 67 dos 100 senadores precisam votar contra ele, o que vai requerer o voto de uma parcela dos Republicanos. Resta saber se no Senado, como ocorreu na Casa dos Representantes, haverá dissidentes republicanos e, se sim, em quantos votos contra Trump a eventual dissidência teria.
(com informações The New York Times)
Sem Comentários