DESEMPENHO DA ECONOMIA DEFINIRÁ ELEIÇÃO DE 2022, APONTA PARANÁ PESQUISA

A Revista Veja encomendou ao Instituto Paraná Pesquisa um levantamento de opinião eleitoral com o objetivo de aferir os fatores que definirão a decisão de votos dos brasileiros no pleito presidencial de 2022. Segundo a pesquisa, será o desempenho da economia, especialmente a geração de empregos, o principal fator que influenciará mais decisivamente na definição do voto. A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, foi feita entre os dias 25 e 29 de junho de 2021.

O instituto Paraná perguntou aos entrevistados, numa escala de 0 a 10, que importância davam para sete temas como critério de escolha do seu candidato a presidente da República. Os resultados apontaram para a predominância de fatores econômicos tais como a geração de empregos, com 8,7 e recuperação da economia com 8,6 com as médias mais altas.

A aposta que a oposição vem fazendo na crise da saúde decorrente da pandemia do covid19, não pesará significativamente como critério de escolha do futuro presidente, em consonância com a aposta estratégica do presidente Bolsonaro, que, desde o início da doença, se vinculou preponderantemente com a defesa das empresas e dos empregos contra quarentenas e lockdowns impostos por prefeitos e governadores de oposição com aval do STF.

O número de mortos na pandemia e a velocidade da vacinação apresentaram as menores notas no levantamento do Paraná Pesquisas, sugerindo baixo poder de desgaste dessa temática, ainda que o presidente continue a ser atacado por esse ângulo.

Para o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, que está na linha de frente da defesa do governo na CPI da Pandemia: “Quem reelege presidente é a economia. Se as pessoas estiverem com o sentimento de que a vida está melhorando, com mais condições de comprar alimentos e de melhorar nível salarial, é muito difícil optarem por algo diferente”.

Paulo Moura
dextrajornalismo@gmail.com
Sem Comentários

Postar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.