
21 jan PF NAS RUAS EM SÃO PAULO CONTRA DESVIO DE R$ 14 MILHÕES EM CRECHES
A Polícia Federal(PF) está nas ruas de São Paulo na Operação Daycare, que combate o desvio de dinheiro do pagador de impostos destinados a Centros de Educação Infantil (CEI) e creches com convênios firmados com a capital paulista.
Os crimes sob investigação são de peculato, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, sonegação de contribuição previdenciária e participação em organização criminosa.
A Operação Daycare mobiliza 85 agentes da PF e 9 da Receita Federal para o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão (na capital e no interior), e de medidas cautelares diversas da prisão.
A 8ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, expediu os mandados e determinou o sequestro de veículos, bens imóveis e valores de contas bancárias, em montante equivalente aos recursos desviados.
Em nota, a PF informou que: “Foi constatado que os sócios de cinco escritórios de contabilidade investigados criaram organizações da sociedade civil que passaram a gerir creches (…) Objetivando obter e potencializar vantagens econômicas com as atividades de apoio prestadas, os escritórios de contabilidade passaram a simular despesas e se apropriar dos valores repassados pelo ente público (com subsídios da União) para fazer frente a tais despesas inverídicas”.
A investigação envolveu o cruzamento de dados de prestações de contas com dados do sistema da Receita Federal, e segundo a PF, “confirmou-se que 1.119 prestações de contas foram fraudadas com documentos falsos totalizando R$ 14.229.486,49 de valores desviados”.
Na campanha eleitoral de 2020 o então candidato a vice de Bruno Covas, Ricardo Nunes, que por esses dias é prefeito em exercício devido à licença do titular, foi alvo de acusações de envolvimento com desvios em creches na capital. Até o momento, no entanto, não surgiram informações vinculando-o ao esquema.
Sem Comentários