TWITTER BANIU TRUMP PARA SEMPRE

O Twitter baniu ontem, de forma permanente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi confirmada pela própria BigTech de mídia social. O pretexto alegado foi “risco de mais incitação à violência”.

O próprio Twitter, além do Facebook e Instagram, já haviam suspendido as contas de Trump no decorrer da semana em função dos episódios de Washington, quando manifestantes ocuparam o prédio do Capitólio, sede do parlamento americano, no dia 06/01, quarta-feira.

No entanto, as suspensões anteriores foram temporárias, deixando Trump fora do Twitter por 12 horas e depois de dois vídeos publicados por Trump foram derrubados.

A nota o Twitter expôs seu pretexto para a decisão: “Após uma análise detalhada dos tuítes recentes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles — especificamente como estão sendo recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter —, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”.

A corporação reafirmou, sem detalhar quais as regras que orientam suas decisões, que perfis com postagens que a empresa considerar incitação à violência, segundo seus critérios, também serão bloqueados.

Saiba mais:

2020: O AVANÇO DA CENSURA NA INTERNET

A NOVA CENSURA

Segundo o Twitter duas postagens de Trump publicadas ontem (08/01) motivaram o banimento. Na primeira, o presidente Trump afirmou que seus 75 milhões de eleitores “não serão desrespeitados ou tratados injustamente de nenhuma forma”. Na outra postagem, Trump comunicou que não comparecerá à cerimônia de posse do democrata Joe Biden.

Para os censores do Twitter esses conteúdos: “Esses dois tuítes devem ser lidos no contexto de eventos mais amplos no país e da maneira pela qual as declarações do presidente podem ser mobilizadas por diferentes públicos, inclusive para incitar a violência, bem como no contexto do padrão de comportamento desse relato nas últimas semanas”.

Tags:
,
Paulo Moura
Paulo Moura
dextrajornalismo@gmail.com
2 Comentários
  • Avatar
    Abrahao Finkelstein
    Postado em 10:01h, 09 janeiro Responder

    O corretor de texto é um perigo.
    * criança birrenta
    ** que fase, hem?

  • Avatar
    Abrahao Finkelstein
    Postado em 09:59h, 09 janeiro Responder

    Sou Trump mas o cara tem agido como criança barrenta de quem tiraram o brinquedo. Agora está sendo humilhado. Que fase, bem?

Postar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.