VACINA DE OXFORD É EFICAZ PARA IDOSOS, DIZ ANVISA BRITÂNICA

A médica Nadja Miranda é vacinada contra a covid-19. Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

No final de janeiro o governo alemão questionou a vacina de Oxford para idosos alegando que a amostragem de vacinados nessa faixa etária que fizeram os testes do imunizante do laboratório AstraZeneca era insuficiente para atestar sua eficácia nesse segmento da população.

Para contestar o governo alemão, o laboratório AstraZeneca enviou à agência reguladora de saúde britânica no dia de hoje (05/02), dados que atestam que a vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford sob financiamento da farmacêutica sueca é eficaz para o público idoso também.

Na Grã-Bretanha a vacina de Oxford é aplicada para imunização de todas as faixas etárias depois que a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) aprovou-a em dezembro

Outros governos europeus, no entanto, alegaram falta de dados antes de liberar a imunização de idosos com idade acima de 65 anos.

Munir Pirmohamed, Presidente do Grupo de Trabalho de Especialistas em Risco de Benefícios de Vacinas COVID-19 da Comissão de Medicamentos Humanos, no entanto, alegou em entrevista coletiva que: “No entanto, não havia nenhuma evidência lá, sugerindo que as pessoas com mais de 65 anos não estavam obtendo evidências de eficácia. Desde então, vimos mais dados provenientes da AstraZeneca à medida que mais pessoas concluem o estudo, o que destaca novamente que a eficácia em idosos é observada e não há evidência de falta de eficácia.”

Pirmohamed acrescentou, ainda, que os idosos estão apresentando fortes respostas imunológicas e que a vacina da AstraZeneca e outras estão prevenindo doenças graves e mortes.

Paulo Moura
Paulo Moura
dextrajornalismo@gmail.com
Sem Comentários

Postar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.