50,38% É A EFICÁCIA GERAL DA VACINA CHINESA: LIMITE PARA APROVAÇÃO É DE 50%

Governo de São Paulo e sua vacina.

O Instituto Butantan, depois de inúmeros adiamentos, números controvertidos e desconfianças da comunidade científica sobre a real eficácia da vacina chinesa, finalmente admitiu o que todos já desconfiavam: a vacina Coronavac tem eficácia geral de 50,38%. Trata-se do mais baixo índice de eficácia dentre todos os imunizantes fabricados no mundo contra o novo coronavírus.

Os dados definitivos foram repassados à  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com o pedido de registro do imunizante oferecido aos brasileiros pelo governador Doria, de São Paulo. O limite mínimo aceitável pela Anvisa, OMS e comunidade científica internacional  para validação de vacinas é de 50%.

A explicação dada para justificar a diferença entre esse desempenho limítrofe da vacina chinesa e os números divulgados por Doria na semana passada, é de que o número atual inclui pessoas infectadas que não tiveram sintomas e que foram objeto de atenção no estudo de fase 3 desenvolvida no Brasil pelo Butantan no Brasil, e que testou 13.060 voluntários.

Não obstante a estratégia de marketing de Doria para minimizar o dano provocado em sua imagem pela oferta da vacina de mais baixo desempenho no mundo, e que é o carro chefe de sua guerra política contra o presidente Bolsonaro em torno da questão da pandemia do Covid19, o índice de eficácia geral é o indicador de referência divulgado mundialmente por todos os laboratórios para atestar a qualidade das vacinas que produzem.

As atenções, agora, se voltam para o malabarismo retórico que o governador de São Paulo inventará para conter o estrago em sua imagem e em sua estratégia de enfrentamento do presidente.

Esse número já era objeto de comentários da comunidade científica, não obstante o silêncio do Butantan, de onde deve ter vazado a informação agora tornada pública e antes escondida a sete chaves pelo governo paulista.

Paulo Moura
Paulo Moura
dextrajornalismo@gmail.com
1 Comentário
  • Avatar
    Dante Ignacchitti
    Postado em 15:59h, 12 janeiro Responder

    Saída pelo portão 3, voo 666: o piloto é deficiente visual. Queiram embarcar, Srs passageiros!…

Postar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.