COREIA DO NORTE: O CONFINAMENTO FUNCIONA OU O COMUNISTA ESTÁ MENTINDO?

Na impossibilidade de ter imagens e versões dos fatos que não as oficiais em se tratando da Coreia do Norte, recorremos à capturas de tela na CNN Brasil, que reproduziu as imagens da mídia estatal do país comunista para reportar as comemorações da passagem do ano na capital do país.

Destacam-se as tradicionais cenas de culto à personalidade dos líderes comunistas (dois enormes posters do ditador atual  e do anterior ornam o palácio da foto), com um enorme distanciamento social separando o palácio e a multidão que acompanha disciplinada o evento. As cenas do público reunido na praça central de Pyongyang mostram claramente toda a população de máscaras.

A Agência de Imprensa Central Coreana (KCNA), liberou as imagens para o mundo mostrando uma exibição de fogos de artifício na praça Kim II-sung, e divulgou uma carta do ditador, publicada às vésperas da reunião do congresso do partido comunista, que deve definir as diretrizes e objetivos econômicos do país para os próximos cinco anos. Obedecendo ao manual do comunismo, o planejamento estatal da economia é feito para períodos de cinco anos, que é o intervalo de tempo que separa o congresso anterior do partido, dessa reunião.

Na carta, o ditador Kim Jong-un garante que o país é território livre de covid-19 e que, em 2021,“trabalharia duro para antecipar a nova era, que vai transformar em realidade os ideais e desejos do nosso povo”.

Em julho de 2020, a Coreia do Norte fechou suas fronteiras e impôs quarentena às pessoas com sintomas  do Covid19.

Para surpresa de ninguém, Kim atribuiu alegado sucesso da Coreia do Norte em lidar com o combate à pandemia do coronavírus,  à “liderança perspicaz do Comitê Central do Partido dos Trabalhados da Coreia do Norte”.

O país comunista assemelha-se a um enorme campo de concentração, sendo uma das nações mais isoladas do mundo. No entanto, a Coreia do Norte faz fronteira com a China de onde a pandemia do Covid19 se espalhou para o mundo, havendo fluxo de comércio e pessoas pelas fronteiras das dias nações comunistas.  Considerando-se que a censura é marca registrada do regime, a pergunta que fica é: o confinamento é eficaz para combater o contágio viral ou o comunista está mentido?

Paulo Moura
dextrajornalismo@gmail.com
Sem Comentários

Postar Um Comentário

sete + nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.